Site de Notícias e Entretenimento
A música e seus valores em tempos de pandemia do Vírus Chinês, têm proporcionado uma série de descobertas e oportunidades em todo o mundo.
Desde os primórdios a música faz parte do dia a dia da humanidade e com o advento indesejado do Vírus Chinês – Covid-19, a música tem sido uma “válvula de escape”, usada em diferentes formas para muitas pessoas.
No Brasil, cancelamentos dos shows e eventos musicais públicos, fez com que muitos profissionais da música perdessem os seus empregos, passando a sobreviver com o auxilio emergencial concedido pelo governo federal.
Muitos cantores, músicos, produtores e outros profissionais do segmento musical, buscam alternativas até hoje para se adaptarem ao novo e tenebroso cenário que se instalou desde março quando foi declarado oficialmente o início de Pandemia.
Ao mesmo tempo, artistas famosos no mundo inteiro, que possuem grande número de seguidores nas redes sociais vem faturando milhões de reais com a visibilidade de suas “lives” na internet.
Neste período, novos formatos de shows e eventos começaram a surgir na internet, diante das dificuldades provocadas pelas quarentenas decretadas por governadores e prefeitos em nome do Vírus Chinês.
Com equipes amplamente reduzidas, cantores famosos passaram a produzir pela internet, a partir de suas próprias residências ou de locais fechados, shows e eventos monetizados em plataformas como Youtube, Facebook e outras.
Para superar o tédio do confinamento social (quarentena), a música tem se tornado um alento para controlar as emoções de crianças e adultos, dentro dos seus próprios lares.
A UPF – Universidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul, por exemplo, através do seu curso de música, passou a promover aulas online gratuitas, para mais de 40 crianças e adolescentes da região.
Já na cidade de Ariquemes (RO), após as escolas serem fechadas, dois professores – Bruno Bratilieri e Fernando Zeri – criaram músicas para explicar aos alunos (pela internet) a importância de se prevenir durante a pandemia chinesa – Coronavirus.
Frente à estagnação da vida nos dias de confinamento social (quarentena), a música e seus valores em tempos de pandemia, passam a atender várias demandas da sociedade.
Denominado “One World: Together At Home” e considerado a “Live das Lives”, em abril deste ano a cantora norte americana Lady Gaga, organizou o mega show com a participação de outros artistas em parceria com a OMS – Organização Mundial de Saúde.
O evento arrecadou mais de U$ 127 milhões para um fundo social, com o objetivo de adquirir equipamentos de segurança para os profissionais da saúde.
Por outro lado, estão cada vez mais presentes na internet, os mais variados cursos de músicas “on line” e o surgimento de milhares de novos talentos nas plataformas sociais.
Vale salientar que a música é de suma importância para o bem estar social, pela sua capacidade de unir pessoas através de sentimentos em comum.
Tudo isso faz parte da música, que sutilmente presta um serviço social imprescindível, para minimizar a ansiedade e tranquilizar as pessoas até nos momentos mais difíceis da vida e nós do Painel da Cultura, temos o prazer de informar.